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December 21, 2019 - DE Admin

Como ganhar dinheiro com uma rádio online

Se você, além de ter um estilo de vida incrível trabalhando na internet, também quer ganhar dinheiro com uma rádio online, saiba como alcançar seu objetivo.

Uma rádio online pode começar sem muito capital inicial, já que basta um computador, um fone com microfone e acesso à internet para transmitir.

Transformar a rádio em um negócio rentável é bem mais simples do que parece. Porém fazer com que o trabalho gere uma renda significativa é algo que exige dedicação, mas saiba que sua rádio pode se tornar uma possibilidade profissional e uma boa fonte de lucros.

Vamos a algumas dicas para quem quer saber como ganhar dinheiro com uma rádio online. Confira e aprenda!

Escolha um site administrável com espaço para anunciantes

As pessoas acessam uma rádio na internet por meio de dois canais: um computador ou um celular.

Nos computadores ou notebooks, a rádio vai tem uma URL personalizada que levará ao seu site. Já nos celulares ou tablets, o acesso também pode ser feito por meio de um aplicativo.

Se você quer ganhar dinheiro com uma rádio online, a solução mais simples é ter anunciantes externos com banners expostos no seu site, parcerias com lojas locais e regionais para sorteios e promoções exclusivas com a rádio e conteúdo de qualidade para os ouvintes. Veja esse exemplo com programas e programetes.

Caso você já conheça alguma empresa que gostaria de “alugar” um espaço para anunciar, é possível negociar um preço fixo por mês. Caso não conheça, faça uma apresentação simples sobre a sua rádio e vá em busca de apoiadores. Essa comunicação direta com patrocinadores gera excelentes resultados.

Para quem ainda não possui um anunciante, é possível utilizar programas como o Google AdSense para implantar o sistema automaticamente nesses espaços..

Venda anúncios nos programas

Para conseguir esse tipo de anúncio você vai ter que gravar os comerciais, ou contratar um locutor para cada trabalho! Se você for locutor(a) além de gravar para você, pode ainda utilizar uma página de seu site como loja de locuções para comerciais em outras rádios, carros de som e  rádios internas de lojas.

Se sua rádio online pode ter programas com temas específicos como, por exemplo, uma conversa sobre futebol, um jornal sobre as últimas novidades automobilísticas no mercado ou uma rodada semanal sobre as estreias no cinema, você deve explorar esses nichos com os anunciantes.

A melhor forma de fazer isso é montar um kit marketing: um documento falando sobre sua rádio, seu propósito, seu público, e a programação. Este documento poderá ser enviado ou apresentado para as empresas que você acha que podem ter interesse em anunciar nos programas.

Como a rádio é totalmente online, um ramo de empresas que se interessa bastante é o da própria internet. Aplicativos, serviços de hospedagem de sites, empresas que também funcionam online ou até outras web rádios podem ser bons parceiros nessa empreitada.

Movimente as redes sociais

Em um negócio de rádio online, a interação com o público é uma estratégia primordial. Dê ao seu público tudo que ele tem direito, Facebook, Twitter e Instagram, e se dedique para aumentar cada dia mais o número de seguidores nessas redes.

Os novos fãs tem que ser engajados, se identificar com a programação da rádio para que haja sempre a possibilidade de retorno.

O objetivo é ter fãs que comentem, mandem mensagens durante o programa, curtam e compartilhem as publicações. Com perfis sólidos nas redes sociais é possível monetizar posts nelas também, fazendo publicações patrocinadas.

Aposte no financiamento coletivo

Se os fãs da sua rádio gostam do seu trabalho, é bem provável que eles topem contribuir financeiramente com ele e te ajudar a se manter no ar.

Plataformas como o Padrim ou o Apoia.se fornecem um sistema de financiamento contínuo para suas produções, tornando possível ganhar mais dinheiro com uma rádio online.

Isso quer dizer que os apoiadores pagam uma quantia mensal para seu projeto, em troca de algumas vantagens. As recompensas podem variar desde uma sugestão de pauta para algum programa, até a participação do apoiador em uma entrevista da rádio.

Os financiadores, geralmente, gostam de ter alguma interação com os produtores do conteúdo, de forma que se sintam acolhidos e ouvidos pelos donos daquele projeto.

Faça parcerias de divulgação com artistas

Fechar parcerias com artistas e bandas iniciantes é uma prática bastante comum do universo da música devido ao seu grande potencial. Esses indivíduos estão em busca de visibilidade e podem render ótimos negócios.

A emissora pode produzir em parceria com o artista e veicular um jingle comercial para um patrocinador. A rádio também pode ser um dos investidores dessa carreira em potencial, divulgando os novos talentos negociando uma porcentagem sobre músicas e shows.

Quanto mais conhecida sua rádio for, maiores serão as chances desses artistas procurarem pela sua emissora e se disponibilizarem a fechar essas parcerias. É possível que até mesmo gravadoras e selos independentes se interessem pelo seu trabalho.

Estude a possibilidade de inaugurar um blog a sua rádio e decole no segmento musical!

Tenha um programa de afiliados

Os programas de afiliados são uma boa opção para quem fala sobre produtos vendidos na internet.

Eles funcionam da seguinte forma: você cadastra seu site em uma dessas plataformas, como a Lomadee, a Hotmart ou a Amazon Associados. Quando achar que tem possibilidade de vender um produto sugerindo um link para seus seguidores, você entra na plataforma e escolhe uma das formas de anunciar aquele produto: por um link puro no texto, um banner ou uma foto, por exemplo.

Para cada seguidor seu que comprar o produto em questão ou algo no mesmo site do vendedor pelo seu link, você recebe uma porcentagem da venda.

Por exemplo, se você tem um programa na rádio que discute livros, poderá fornecer os links ou um código de promoção para que os ouvintes vejam os livros sobre os quais você está falando em no site de alguma livraria. Se eles decidirem comprar, uma parte do valor gasto vai para você.

Ter uma web rádio lucrativa exige comprometimento, principalmente pela qualidade da programação que fica no ar.

Apesar dos equipamentos e da transmissão em si não serem caros, trata-se de um projeto que demanda tempo dos produtores e, por isso, é legal que possa ser considerada uma profissão e renda lucro para quem está fazendo.

Com essas dicas você já pode começar a receber parte do seu investimento pessoal e financeiro de volta, com o objetivo de que a rádio possa caminhar sozinha, cobrindo todos seus custos e ainda gerando renda à medida que ela cresce, ganha público e se profissionaliza mais.

Para dar o start na sua rádio online procure uma empresa com experiência e com sistemas completos e atualizados e então Comece uma web rádio completa.